segunda-feira, 4 de abril de 2016

POVOADO DE SÃO CRISTÓVÃO: PROTESTOS E INDIGNAÇÃO

Foto: Edilberto Barros 

Na manhã deste domingo, 03 de abril, nas ruas da comunidade de São Cristóvão, a população daquele povoado, bem como representantes dos moradores de Redonda e Morro Pintado, fizeram um protesto reivindicando atenção do poder público para o absurdo que seus habitantes vem passando com o risco de perder suas terras para uma empresa que si diz dona da área correspondente a essas centenárias comunidades. Hoje, contando com o apoio efetivo dos moradores, veranistas, associações, projeto SER-TÃO/UERN, bem como várias pessoas que se indignaram com esse absurdo e decidiram encarar de frente este problema, esse movimento a cada dia ganha mais força. Segundo Leopoldo Rebouças e Perboyre Vale, está sendo montado um dossiê com toda documentação no qual envolve vídeos, fotos, depoimentos, abaixo assinado, análise do processo que tramita na Justiça do Trabalho, dentre outros, a fim de que seja encaminhado ao Ministério Público Federal e demais órgãos competentes para que se tome o conhecimento dessa injustiça e que ali existe um povo que a um século comprovadamente faz parte da história desses lugarejos. Como citado acima, as comunidades estão contando com o apoio direto do projeto SER-TÃO/UERN, que está abraçando a causa e que tem experiência com casos desse tipo (um histórico de êxitos faz parte do currículo em questões semelhantes ocorridas em outras cidades por esse grupo).

Entendendo o caso: 
O problema surgiu quando uma empresa chamada FACENE ganhou um leilão de terras relacionado com partes das terras da antiga empresa agrícola Dunas, terras essas que foram a leilão por questões trabalhistas, a empresa FACENE alega que as terras adquiridas envolve toda a região, fato que não se comprova diante da historia ali encravada. Já houve casos de abusos como derrubada cercas, cercados de criação, porteiras além da destruição de ranchos de pescas e passagem de cerca em área de Marinha. O povo daquela comunidade relata estar sendo ameaçado por algumas pessoas que se apresentam como representantes da FACENE e que vem causando o terror na vida daqueles pacatos cidadãos. Lembrando que essas terras tem um potencial energético enorme, envolvendo poços de petróleo, energia eólica e futuros projetos de energia solar, talvez esteja ai o motivo desse interesse nessas terras. O fato é que todos sabem os reais limites da área da antiga empresa Dunas que não tem nada haver como o que a Facene alega pertencer a ela atualmente.

Por Angelo Vale


OPINIÃO: A nossa sociedade em sua maioria não está livre e nem preparada para momentos que tirem o sossego de uma vida tranquila, mesmo que essa sensação tenha durado mais de um século como é o caso da pacífica comunidade de São Cristóvão. Deve-se ficar atento a qualquer sinal de "fumaça" e jamais esperar que as "labaredas" da incerteza alcancem patamares monstruosos, dificultando ações justas e cabíveis. Espero que aquele povo sofrido tenha muita sorte em sua batalha e que no final tudo volte a normalidade.






© Angelo Vale

© Angelo Vale

© Angelo Vale



© Edilberto Barros

© Edilberto Barros

© Edilberto Barros


© Edilberto Barros

© Edilberto Barros



2 comentários:

  1. Sou de Recife. Estive na Semana Santa na Comunidade de Cristóvão, o povo deve estar unido contra toda e qualquer tipo de injustiça. Unidos a comunidade será mais forte. Vamos a luta!

    ResponderExcluir